XII Encontro Paraense de Geografia - Território e poder local
Realizado em Parauapebas-PA, foi muito proveitoso devido ter dado a experiência da participação aos alunos do IFPA dos 1°, 3° e 5° semestres.
O evento tinha por objetivo "Proporcionar à sociedade do Sudeste paraense um momento de debates político e acadêmico que a subsidiem com informações relevantes e pertinentes sobre as alterações produzidas no espaço geográfico local-regional, advindas das transformações econômicas e políticas pelos quais tem passado a realidade local."
Com mesas redondas, mini-cursos e trabalhos de campo, os participantes aproveitaram bem este evento que foi de muito importância em todos os sentidos, mas, na minha opinião, a interação em os acadêmicos, professores e profissionais da área que valeu mais a pena.
A expectativas que criamos agora, principalmente nós do IFPA, é que vamos entrar ou estamos em uma nova fase no Curso de Geografia, pois o diretor da AGB Belém é do IFPA, Prof° Msc Cleidson. O senador do PSOL José Nery prometeu-nos uma visita em Agosto, o mesmo estava no XII EPG e é Geógrafo, um contato muito importante para a evolução do ensino e aperfeiçoamento do nosso curso, pois o mesmo entende as dificuldades que encontramos ao longo da formação acadêmica.
Conhecer uma outra parte do Pará, com clima um pouco diferente da capital, relevo muito acidentado, com uma altimetria por volta de 810 mts acima do nível do mar foi uma experiência fantástica. As Minas de Ferro da Vale e a extração, com toda tecnologia, a luta pela terra e sobrevivência da cultura Quilombola no assentamento Palmares Sul e Palmares, a diferença da cidade de Parauapebas-PA e o núcleo urbano da Serra dos carajás, a Floresta Nacional do Carajás deram o contraste devido do capitalismo no sul e sudeste do Pará.
Chamou atenção também os grandes latifundios, visíveis na região, com imensas fazendas de criação de bovinos.
Ao mais, será citado no relatório da viagem.
Até o próximo post.
BORGES, A.D., 2009


Siga-me
0 comentários:
Postar um comentário