Busque seus produtos nas Americanas.com

Últimas Notícias

Descrição da vegetação de canga no sudeste paraense

A vegetação de canga é encontrada sobre solos com afloramento de minérios em Carájas (Pará) e no Quadrilátero Ferrífero, em Minas Gerais. Apesar da extrema importância econômica, estudos sobre os processos ecológicos neste tipo de vegetação são ainda escassos. Dados sobre interações entre insetos e plantas na vegetação de canga são praticamente inexistentes. As exceções são os trabalhos realizados por Silva et al. (1996) - que forneceram informações preliminares sobre polinização e dispersão de sementes na vegetação de canga da Serra dos Carajás, no Pará - e Gonçalves-Alvim & Fernandes (2001), que realizaram levantamentos de insetos galhadores e plantas hospedeiras em três áreas de canga no Quadrilátero Ferrífero, em Minas Gerais.

É uma vegetação baixa, pois está sobre um solo rico em minério de ferro e não consegue aprofundar suas raízes para obter nutrientes.

Essa vegetação foi um fator determinante para a descoberta desse recurso natural na Serra dos Carajás. Breno dos Santos (Geólogo, 1967), sobrevoando a região notou a diferença da vegetação e fez um estudo na área e acabou por descobrir o que hoje é a VALE.

BORGES, A.D., 2009

0 comentários:

Postar um comentário

Artigos e Publicações

*Envie seu artigo para: adrianodky@hotmail.com